Bem Vindos ao Blog mais rústico que vocês já viram !

Bem Vindos! ao Blog mais rústico que você ja viu ! Aqui você vai encontrar de tudo um pouco, desde filmes para download até fotos de garotas fantásticas além de postagens sobre informática.


domingo, 25 de janeiro de 2015

Placa de Vídeo GTX 970 esta comprometida em desempenho de até 20%




Desde que foi lançada, a GPU NVIDIA GeForce GTX 970 rapidamente entrou nas listas das placas de vídeo com melhor relação custo-benefício do mercado. Além disso, a arquitetura Maxwell tem se mostrado realmente eficiente e a maior parte dos consumidores não parece ter muito o que reclamar da GPU.


Entretanto, de acordo com o site ExtremeTech, um bug de memória encontrado na GPU pode fazer com que o desempenho se torne “sofrível” em algumas circunstâncias. Basicamente, para acessar um bloco de RAM, os controladores de memória devem manter sempre a mesma latência e levar o mesmo tempo, não importando se esse bloco está situado nos primeiros 500 MB ou nos últimos 500 MB de VRAM.



O que está acontecendo, segundo o site, é justamente o oposto, ou seja, quanto mais “longe” está o bloco, mais tempo a GPU está levando para acessá-lo. Os impactos desse bug ainda são incertos, mas dados preliminares mostram que pode haver uma perda de desempenho de até 20%.
Ainda não se sabe se estamos falando de um problema crônico das GPUs ou tratam-se de casos isolados. A NVIDIA destacou que está ciente dessa situação e que trabalha para providenciar uma atualização assim que possível.










Agora, os relatórios estão vindo à tona que a GTX 970 pode sofrer de um bug de memória grave que pode paralisar o desempenho em determinados cenários.
A fim de explicar as coisas, eu preciso primeiro cobrir a forma de acesso à memória GPU é suposto para trabalhar. Uma das razões de construção de uma grande barramento em anel e vários controladores de memória em torno do exterior do molde é que os acessos à memória para cada bloco de memória RAM é suposto ter as mesmas latências e ter a mesma quantidade de tempo. Acessando o primeiro 500MB de VRAM GPU não deve ser mais rápido ou mais lento do que o acesso a última 500MB.
Infelizmente, não é isso que a GTX 970 está fazendo, como evidenciado pelos resultados de benchmark como o abaixo . O que se segue é um teste de largura de banda de memória RAM simples tanto da DRAM eo cache L2 sobre a GTX 970 (à esquerda) e a GTX 980 (à direita).
 
Teste de memória Nvidia


Note-se que o desempenho é constante entre ambas as placas até chegar ao final do pool de memória em ambos os casos. Quando a GTX 970 atinge a marca 3.2GiB, crateras de desempenho, caindo para menos de 20% da sua classificação inicial, em alguns casos. A GTX 980, em contraste, mantém a largura de banda completa em toda a GPU - 178GB / s para o DRAM e 554GB / s para cache L2.
 

Será que isso tem um impacto no mundo real? 

Nós estamos indo para a realização de alguns testes de nossa própria, mas dados preliminares diz que faz. Relatos de jogos gagueira acima da marca de 3 GB são comuns nos fóruns GeForce; a discussão atualmente atingiu cerca de 20 páginas . Este deve ser bastante fácil de testar - a GTX 970 e GTX 980 tem a mesma quantidade de memória e a mesma largura de ônibus.
 
Se o desempenho da GTX 970 de gotas ou começa a gagueira dramaticamente acima de 3 GB, já que muitos usuários estão relatando, vai ser evidência de que o problema é real. Nvidia disse apenas que eles estão olhando para o problema e irá fornecer uma atualização o mais rápido possível.
 
Este poderia ser um grande problema, uma vez que os monitores 4K estão enviando em maior volume, enquanto os últimos jogos do console tendem a usar muito mais VRAM que os modelos anteriores. Se os testes de hardware mostrar este problema é importante, espero que Nvidia pode resolvê-lo. Se não, um número de compradores vão ser excepcionalmente infeliz. Se você tem uma GTX 970, por favor, sinta-se livre para entrar em contato comigo ou com som desligado nos comentários se você já percebeu gagueira invulgar ou degradação de desempenho em alta resolução. Se você está se perguntando como verificar uso de memória em tempo real, o programa freeware GPU-Z fornece um método de registrar os dados.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário