Em um evento realizado no Shopping Market Plaza, principal centro de compras sazonal do país localizado em Campos do Jordão/SP, a Philips anunciou seu primeiro monitor com resolução 4K (3840x2160@60Hz, ou Ultra Full HD) no Brasil.
Trata-se do Brilliance 288P, um modelo com 28 polegadas, painel
retroiluminado por LEDs e 3 características que o deixam bastante
interessante para qualquer tipo de profissional.
A primeiro delas é a taxa de contraste de 50.000.000:1, umas das maiores disponíveis atualmente, e junto com a alta resolução e a capacidade de reproduzir 1,07 bilhão de cores (mesmo os mais avançados contam com pouco mais de 16 milhões de cores), garante uma altíssima qualidade de imagens. Ele possui compatibilidade com o padrão sRGB, capaz de reproduzí-lo com até até 99% de precisão - um ponto excelente para quem trabalha com edição de imagens.
O monitor oferece um tempo de resposta de 1 milisegundo - a segunda característica que nos chamou a
atenção, garantindo que rastros de imagem (que alguns chamam de
"fantasma") sejam inexistentes, ideal para quem edita vídeos. A terceira
questão é contar com um painel AH-IPS, tecnologia desenvolvida em 2011
que pode ser considerada um IPS melhorado, garantindo não só ângulos de
visão maiores como uma maior fidelidade na hora de reproduzir cores,
isso com um menor consumo de energia.
Um ponto que mostra o seu foco profissional é a base ajustável (que a
Philips chama de SmartErgoBase), que permite inclusive que a tela seja
girada em 90º para colocá-lo no formato retrato, recurso geralmente presente em modelos voltados para o mercado corporativo. As conexões dele
incluem entrada VGA (D-Sub), Dual-Link-DVI, DisplayPort 1.2 e HDMI (com
suporte a MHL), além de trazer um hub com 4 portas USB (2 2.0 e 2 3.0) e
saída para fones de ouvido.
O Brilliance 288P pesa 8,04 kg com a base instalada e suporta o recurso
MultiView, que está ficando cada vez mais comum devido ao aumento do
tamanho dos monitores. Ele basicamente permite que o usuário tenha dois
inputs simultâneos na mesma tela, seja dividindo-a em 2 ou com PiP
(Picture in Picture). Há um par de caixas de som de 3 watts cada uma.
Bom, hora de falar do preço. Devido à procura ainda baixa, especialmente no Brasil, de monitores high-end com resolução 4K, os primeiros modelos que estão à venda são importados e terão o preço sugerido de R$ 3800. Em uma conversa com Bruno Morari, gerente da área de monitores da empresa, a Philips espera diminuir esse valor quando começar a fabricá-lo nacionalmente, algo que pode acontecer dependendo da receptividade do Brilliance 288P por aqui.
Em resposta, outra empresa anuncia novas tecnologias.
MediaTek e Japan Display desenvolvem tecnologia de tela de 120Hz em smartphones
A MediaTek, em parceria com a Japan Display, anunciou nesta terça-feira (15) uma tecnologia topo de linha para habilitar a tela de 120Hz em dispositivos móveis. A invenção combinou a tecnologia de painel da Japan Display com os recursos de processamento System on Chip (SoC) da MediaTek.
Até então, os smartphones que temos no mercado ainda não superaram as barreiras da taxa de atualização de 60Hz. A MediaTek e a Japan Display dobraram este valor, elevando esta taxa para 120Hz, prometendo um rolamento de imagens suave em relação a uma tela comum de 60Hz. Os chipsets MT6595 e MT6795 também habilitam claridade máxima de tela e fluência de movimento em telas de 120Hz, melhorando a experiência da comunicação móvel em todos os recusos disponíveis nos aparelhos, desde o uso da câmera, passando pela reprodução de vídeo e jogos e, finalmente, abrangendo toda a interface com o usuário.
Um grande destaque deste avanço é a tecnologia que diminui significativamente o tempo de resposta da tela e reduz o desfoque de movimento experimentado em um display de 60Hz em até 50%. Desta forma, tudo o que é mostrado parece mais nítido e suave. Além disso, a tecnologia ClearMotion, utilizada nos SoCs, assegura a utilização completa da tela de 120Hz, convertendo automaticamente a taxa de fotogramas para conteúdo de 24fps e 30fps e exibindo-os em 120fps, aperfeiçoando assim a experiência de visualização dos consumidores.
Falando sobre a inovação, Jeffrey Ju, Gerente Geral da Unidade de Negócios de Smartphones da MediaTek, disse: "A MediaTek sente-se orgulhosa por abrir caminho para mais uma tecnologia inovadora no espaço de comunicações móveis. As telas de 120Hz para dispositivos móveis não são apenas um prazer de ver e usar, mas também asseguram aos usuários de dispositivos móveis a capacidade de ver cada aspecto da ação detalhada na tela, com a maior fluidez possível. Estamos satisfeitos por havermos feito essa parceria com a Japan Display para revolucionar a experiência de comunicações móveis para os consumidores experimentarem uma tecnologia especial".
Nenhum comentário:
Postar um comentário